Exames - UNICO

EXAMES REALIZADOS NA AVENIDA IBIRAPUERA 1314

Angiofluoresceinografia (Visucam)

A angiofluoresceinografia é um exame que se utiliza de contraste endovenoso associado a registro fotográfico do fundo do olho para analisar a circulação e perfusão dos vasos da retina e coróide. É um exame muito útil para o diagnóstico, avaliação de resultados de tratamento e evolução de lesões do fundo do olho.

Em nosso serviço, este exame é realizado no VISUCAM, um moderno retinógrafo digital, capaz de captar imagens de alta definição.

Indicações

Este exame é indicado em diversas doenças da retina, dentre elas a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, oclusão vascular retiniana e edema de mácula.

Orientações para a realização do exame:

É obrigatória a presença de acompanhante maior de 18 anos.

Menores de 18 anos devem vir acompanhados pelo responsável legal.

Não há a necessidade de suspender qualquer medicação e/ou colírios de uso rotineiro (exceto colírios mióticos, por exemplo pilocarpina).

Se for usuário de lente de contato, vir sem a lente para realização do exame ou seguir a orientação médica.

Este exame não é contra-indicado para pacientes com alergia a iodo.

Durante o exame são tiradas fotografias do fundo do olho com a utilização de flash, o que pode causar desconforto e fotofobia.

Ocasionalmente, você poderá sentir coceira, náusea ou tontura.

Após o exame, a sua pele pode tornar-se amarelada e a urina fica com uma coloração verde-amarelada por um período de 24-48 horas, devido a excreção do contraste.

Tem a aplicação de 2,5 ml de contraste(fluoresceina sódica 20%) endovenosa.

Atenção: Não dirigir após o exame.

Preparo

É necessário jejum de 3 horas (se for diabético, jejum de 1 hora).

É necessário a assinatura de termo de consentimento para uso de contraste endovenoso.

É realizada a dilatação pupilar do olho a ser examinado, podendo causar embaçamento visual por aproximadamente 6 a 8 horas de duração, ou se estender por mais tempo dependendo da resposta de cada paciente.


Biometria Óptica (IOL Master)

Cálculo da lente intraocular por interferometria ocular a laser. Para se implantar a lente intra-ocular(LIO), o exame mais importante é o da BIOMETRIA, que consiste em medir a graduação da lente. Esta medida deve ser de forma mais apropriada possível pois dela depende a escolha do grau da lente a ser implantada.

A Biometria feita com o biômetro IOL Master que utiliza recursos de interferometria, hoje aprovada pelo FDA é considerada a mais precisa e de fácil utilização, não havendo necessidade de anestesia por não tocar no olho do paciente.


Biometria (Alcon OcuScan RxP)

Os métodos cirúrgicos modernos exigem precisăo no resultado da diminuiçăo das disfunçőes refrativas. A Biometria é um exame que tem a finalidade de medir o comprimento do olho para através desse e de outros dados, poder calcular o grau da lente intra-ocular que será usada na cirurgia de catarata.

O exame consiste em uma sonda que quando em leve contato com a córnea, emite sons que se propagam internamente ao olho e văo sendo refletidos de diferentes formas em cada estrutura componente do olho.

Dessa forma de acordo com a frequęncia e o tempo que demoram para reverberar calcula-se a distância percorrida por elas Esse exame é de suma importância para avaliaçăo de qual a melhor Lente Interna Ocular (LIO) deve-se usar nas operaçőes de catarata.

O cálculo da lente intra-ocular baseia-se na medida precisa da ceratometria (ceratômetro ou ceratoscopia computadorizada), do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior, esses cálculos tem que ser precisos e săo realizados pelo biômetro.

Orientações para a realizaçăo do exame (Usuário de lente de contato):

Ficar 3 dias sem a lente se for do tipo gelatinosa
Ficar 5 dias sem a lente se for uma lente rígida
Ou seguir as recomendaçőes médicas.
Năo necessita de acompanhante.

Preparo:

Será utilizado somente colírio, o qual năo causa nenhuma distorçăo visual.


FDT Matrix

FDT MATRIX Humphrey, um avanço na tecnologia de frequência duplicada, realiza exame de campo visual com previsão sendo muito útil no diagnostico precoce e acompanhamento de pacientes com glaucoma.

Trata-se de um instrumento seguro e não-invasivo de avaliação do campo visual que combina a capacidade de detecção precoce do glaucoma com instrumentos para caracterizar e avaliar a progressão de doença.

Orientações para a realização do exame:

Trazer os óculos mais atualizado e/ou lente de contato.


Microscopia Especular (Tomey EM-3000)

É um exame indicado para quem vai realizar algum tipo de intervençăo cirúrgica ocular, pois ele analisa a atual situaçăo da córnea através da contagem e do aspecto das células endoteliais. Com as informaçőes obtidas através das células é possível se determinar se o paciente sofre de algum tipo de degeneraçăo ou distrofia, o que é fundamental para se avaliar o possível sucesso de um cirurgia ou até mesmo a impossibilidade do paciente em realizá-la.

O termo "especular" refere-se diretamente a funçăo do estudo do "endothelium", ou seja a camada celular que cobre a superfície internada córnea. Essa camada celular tem o trabalho de manter a córnea transparente através de um sofisticado mecanismo biomecânico.

Orientações para a realização do exame:

Se for usuário de lente de contato, vir sem a lente para a realização do exame ou conforme a orientação médica.

Não necessita de acompanhante.


OCT Cirrus

O OCT Cirrus (Carl Zeiss Ophthalmic Systems, inc. EUA) é uma ferramenta poderosa e revolucionária no diagnóstico de doenças de retina, permite a análise detalhada de estruturas da retina através da realização de cortes transversais gerando imagens tomográficas de alta resolução, com alto grau de reprodutibilidade. É possível estudar também a camada de fibras nervosas e o nervo óptico, sendo útil na avaliação do glaucoma.

Indicações:

Este exame é indicado para diversas doenças, dentre elas: Maculopatia diabética, coroidopatia serosa central, degeneração macular relacionada a idade, edema de macula, buraco de macula.

Esta tecnologia avançada nunca toca o seu olho, assim, não há qualquer desconforto durante o exame.


OCT Visante

Exame que avalia as estruturas do segmento anterior do olho (conjuntiva, córnea, Iris, ângulo irido-corneano, face anterior do cristalino) com alta resolução e detalhadamente. Permitindo desta forma, documentar e analisar precisamente dados biométricos do segmento anterior, incluindo a forma da córnea e abertura do ângulo irido-corneano, contribuindo para avaliação de pacientes candidatos a cirurgia refrativa, transplante de córnea, glaucoma e implante de LIO de câmara anterior.

Indicações:

Avaliação pós transplante de córnea
Pós-operatório de cirurgia refrativa
Pré-operatório de cirurgia de LIO Fácica
Glaucoma (avaliação do ãngulo)
Ceratites


Pentacam HR

Exame de tecnologia scheimpflug que captura as imagens realizando uma avaliaçăo do segmento anterior do olho (córnea, íris e face anterior do cristalino), permitindo uma análise topográfica e tomográfica das estruturas oculares.

Dispőe-se também de imagens e dados topográficos da face anterior e posterior da córnea, mapas de elevaçăo, mapa paquimétrico, índices para avaliaçăo e/ou detecçăo de ceratocone, análise da câmara anterior, alem de tomografia e densiometria do cristalino.

Indicações

Avaliação pré e pós-transplante de córnea
Pré e pós-operatório de cirurgia refrativa
Glaucoma (avaliação do ângulo e câmara anterior)
Ceratites
Densiometria da opacidade do cristalino
Acompanhamento de ectasiascorneanas

Orientações para a realização do exame:

Usuário de lente de contato:
Ficar 3 dias sem a lente se for tipo gelatinosa.
Ficar 5 dias sem a lente se for uma lente rígida.
Ou seguir as recomendações médicas.
Não necessita de acompanhante.

Preparo

Não há


Sensibilidade ao Contraste

Este teste avalia a qualidade da funçăo visual, medindo a habilidade de se ver detalhes em níveis de baixo contraste.

Utilizado em pesquisas clínicas e rotineiramente para se diagnosticar e acompanhar diferentes problemas visuais é utilizado pelos médicos para se avaliar alteraçőes ao longo do tempo e para aumentar o entendimento de como os valores descrevem disfunçőes visuais

As informações visuais são importantes nestes casos:

Na comunicação , uma vez que as suaves sombras em nossas faces carregam informaçőes visuais relacionadas com as expressões faciais.
Na orientação e na mobilidade, onde nós precisamos ver formas de baixo contraste como a beira da calçada, pequenas sombras e quando estamos descendo escadas.
Nas tarefas do dia-a-dia, onde há várias tarefas como, cortar uma cebola em uma superfície de cor clara, colocar café em uma caneca de cor escura, checar a qualidade das roupas quando as estamos passando, etc.
Nas tarefas visuais como ler ou escrever quando as informações de contraste são pobres de qualidade como, por exemplo, no escuro.

Orientações para a realização do exame:

Trazer os óculos mais atualizado e/ou lente de contato.

Preparo

Não há dilatação pupilar.


Retinografia e Foto de Papila (Visucam)

A retinografia e a foto de papila são registro fotográfico do fundo do olho e do nervo óptico, respectivamente. São exames muito úteis para documentar e acompanhar a evolução de alterações na retina e/ou nervo óptico. Em nosso serviço, estes exames são realizados no VISUCAM, um moderno retinógrafo digital, capaz de captar imagens de alta definição.

Indicações:

Documentação de doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.

Orientações para a realização do exame:

Menores de 18 anos devem vir acompanhados pelo responsável legal.

Não há a necessidade de suspender qualquer medicação e/ou colírios de uso rotineiro (exceto colírios mióticos, por exemplo pilocarpina).

Não há necessidade de estar em jejum.

Durante o exame são tiradas fotografias do fundo do olho com a utilização de flash, o que pode causar desconforto e fotofobia.

Preparo:

É realizado dilatação pupilar do olho a ser examinado, com embaçamento visual de aproximadamente 6 a 8 horas de duração, podendo se estender por mais tempo.


Wave Front Schwind

O dispositivo de aberrometria de córnea, da SCHWIND, é um dispositivo topográfico para a análise de dados wavefront da córnea que oferece um diagnóstico especialmente preciso para aberrações corneanas.

Sua altíssima resoluçăo de um micrômetro detecta até as mais sutis irregularidades, fazendo com que o Corneal Wavefront Analyzer seja a ferramenta de análise perfeita na preparaçăo das mais variadas correçőes refrativas com sistemas SCHWIND.

O sistema único de aberrometria de córnea (wavefront) oferecido pela SCHWIND documenta o tipo e tamanho de cada erro óptico gerado na superfície anterior da córnea, o que permite uma correçăo mais seletiva e com menos perda de tecido quando comparada a sistemas baseados em topo-link.

A maioria das aberraçőes do olho humano ocorre na regiăo corneana. Os defeitos săo corrigidos no exato local em que ocorrem a superfície anterior da córnea. Nesse contexto, a localizaçăo exata de defeitos é decisiva para se alcançar resultados idéias na cirurgia a laser.

Indicações:

Na medida e avaliação da curvatura da córnea do olho
Para utilizaçăo na ablaçăo customizada (personalizada) pelo SchwindAmaris

Orientações para a realização do exame:

Usuário de lente de contato:
Ficar 3 dias sem a lente se for tipo gelatinosa.
Ficar 5 dias sem a lente se for uma lente rígida.
Ou seguir as recomendaçőes médicas.
Năo necessita de acompanhante.

Preparo:

Năo há preparo, năo há dilataçăo pupilar.


Wave Front OPD Nidek

A Aberrometria é a técnica mais avançada de diagnóstico para aberrações que estão além da ajuda dos óculos e lentes de contato. O exame consiste em um sistema altamente sofisticado, que analisa a partida da frente da onda (wave front) a condição da aberração ocular, analisando cada pequena imperfeição refracional com um software muito preciso.

O aparelho mede a auto-refração(AR) através de raios infra-vermelhos e a topografia corneana onde o formato da córnea é analisada baseado no anéis de plácidos refletidos na córnea. Durante a medida da auto-refração são medidos os mapas de OPD e também medidas da refração da área central do olho. Durante a medida da topografia são obtidas as medidas da curvatura e a distribuição do poder refrativo.

Indicações:

Medida automática e analise dos erros refrativos do olho incluindo hipermetropia e miopia de -20.00 a +22.00 dioptrias esféricas e astigmatismo de 0.0 a mais ou menos 12.00 dioptrias cilíndricas.

Na medida e avaliação da curvatura da Córnea do olho.

Para utilização na ablação customizada (personalizada) pelo Excimer Laser EC-5000

Preparo:

Pode haver dilatação pupilar, dependendo do tamanho de pupila de cada paciente.

LOCALIZAÇÃO

  • Av: Moema - 300 coj.51 - 5º andar
    Moema São Paulo-SP
  • Email: contato@mroftalmologia.com.br
  • Telefone: (11) 2348-3838
    WhatsApp: (11) 9 4002-0511