Exames - MR Oftalmologia

EXAMES REALIZADOS NA AVENIDA MOEMA 300

Topografia de Córnea

Definição:

Também chamada de Ceratoscopia computadorizada, é o exame no qual analisa-se a curvatura da Córnea. Através de um sistema de projeção de anéis cônicos, o cone é feito em acrílico translúcido com anéis circulares concêntricos pintados em preto onde não se deseja que a luz passe. Através de um sistema de aquisição divide imagens e com alta magnificação são digitalizadas. O resultado é representado em forma de mapas topográficos com códigos de cores. Cada cor da escala representa uma curvatura determinada.

Indicações

Pode diagnosticar astigmatismos regulares e irregulares, indicar a cirurgia refrativa e diagnosticar algumas anomalias tais como: Ceratocones, degeneração marginal pelúcida e etc...
Auxilia em cirurgias refrativas;
Pré e pós-operatório em cirurgias refrativas;
Transplante de Córnea e cirurgias de Catarata.


Paquimetria Ultrassonica

É um exame cuja finalidade é medir a espessura da córnea. Este é um dado fundamental em toda cirurgia refrativa, pois nesta retira-se tecido corneano com o laser para correção das ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo). A Paquimetria pode ser medida através de aparelhos ópticos e ultra-sônicos.

Nós contamos com 2 aparelhos para realizar Paquimetria ultra-sônica.

Indicações

Pré e pós- operatório de cirurgias refartivas
Ectasiascorneanas
Glaucoma
Edema corneano


Mapeamento de Retina

O Mapeamento de Retina é um exame realizado pelo Médico Oftalmologista com o oftalmoscópio indireto, que permite a análise das estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo.

Indicação

Diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.


Tonometria de Aplanação

Medida da pressão intra-ocular baseando-se no contato de um instrumento à superfície da córnea previamente anestesiada. O exame tem resultado em mmHg e há uma faixa de normalidade, embora existam diferentes limites de tolerabilidade.Tonometria de aplanação é indicada para diagnosticar e acompanhar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos (colírios, havendo indicação deste exame em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares: catarata, glaucoma, refrativa, transplante de córnea, descolamento de retina, vitrectomia).


Gonioscopia

Avalia o ângulo da câmara anterior, íris e superfície do cristalino com lentes de aumento em contato com a córnea as quais funcionam como espelhos angulados.. Este exame é realizado com a ajuda do biomicroscópio ou lâmpada de fenda. O ângulo da câmara anterior deve ser quantificado em aberto, estreito ou fechado, orientando diagnóstico e tratamento de casos de glaucoma.

A solicitação mais comum da gonioscopia ocorre em pacientes portadores de glaucoma, para diagnóstico e acompanhamento. Indicado em casos de cistos de íris, aderências da íris secundárias a processos inflamatórios e hemorrágicos ou, tumores de íris e corpo ciliar. Indicada em pós-operatório de várias cirurgias intra-oculares (catarata, glaucoma, transplante de córnea, retina e vítreo) e também no acompanhamento de traumatismos.


Pam

Este método de medida da acuidade visual avalia o potencial de acuidade visual mesmo em caso de opacidade relativa de meios (catarata, hemorragia vítrea, leucoma). É capaz de fornecer o prognóstico do desempenho visual de uma cirurgia, podendo ser decisivo na indicação de uma intervenção operatória. É um método subjetivo e depende da resposta do paciente.

Indicado na avaliação pré-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, etc. Indicado ainda na avaliação pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea, e no acompanhamento de doenças de córnea.


Ceratometria

O aparelho de ceratometria, o ceratômetro, é utilizado para medir a curvatura anterior da córnea. Para isso, ele se baseia nos princípios ópticos dos espelhos esféricos. A córnea funciona com um espelho esférico convexo e por meio da reflexão de um círculo ou de linhas luminosas em sua superfície, pode-se conhecer o raio da curvatura, pois quanto maior a curvatura, menor será o tamanho da imagem refletida. O ceratômetro pode ser manual ou automático, mas ambos medem os 3 mm da região central da córnea.


Biomicroscopia de Fundo

Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar cada célula do olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros.

Indicações

A Biomicroscopia é indicada para todas as doenças oculares, por isso, seja o exame oftalmológico mais comum.


Curva Tensional Diária

O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento, e pode ser associado à gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho. O exame é um pouco demora pois a pressão é medida de 2 em 2 horas.


Teste de Adaptação de Lentes de Contato

Função

É um procedimento oftalmológico muito complexo e necessita de exames adequados e indicação precisa da lente a ser usada pelo paciente. Existem diversas lentes de contatos, materiais e funções. Cada olho terá uma lente indicada para melhor visão e conforto. Há lentes de contato gelatinosas e rígidas. Hoje em dia existem lentes de contato gelatinosas que conseguem também corrigir com conforto o astigmatismo, chamada lente de contato gelatinosa Tórica. Há casos de lentes de contato estéticas, e descartáveis e de uso prolongado.

Indicações

Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar. O medico estuda o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usado.


Motilidade Ocular

Avalia a movimentação oculomotora dos olhos, para avaliar se há estrabismo e avaliar a função da musculatura ocular.

Indicações

Suspeita de estrabismo, diplopia ( visao dupla), avaliação pré cirúrgica de estrabismo.


Exercícios Ortóptica

Teste Ortóptico é o exame oftalmológico realizado pelo ortoptista, após indicação do médico oftalmologista, para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e, quando for o caso, realizar o tratamento adequado.

O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).

No Teste Ortóptico é feita a avaliação do alinhamento ou desvio ocular em todas as posições do olhar, como também das alterações da musculatura extrínseca dos olhos (músculos dos olhos responsáveis pelos movimentos oculares).

Também são realizados testes sensoriais da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) e suas funções, como, por exemplo, a percepção simultânea das imagens, a visão estereoscópica (visão em terceira dimensão), e a análise da força muscular de fixação.


Biometria Ultrassonica

Os métodos cirúrgicos modernos exigem precisão no resultado da diminuição das disfunções refrativas. A Biometria é um exame que tem a finalidade de medir o comprimento do olho para através desse e de outros dados, poder calcular o grau da lente intra-ocular que será usada na cirurgia de catarata.

O exame consiste em uma sonda que quando em leve contato com a córnea, emite sons que se propagam internamente ao olho e vão sendo refletidos de diferentes formas em cada estrutura componente do olho.

Dessa forma de acordo com a frequência e o tempo que demoram para reverberar calcula-se a distância percorrida por elas Esse exame é de suma importância para avaliação de qual a melhor Lente Interna Ocular (LIO) deve-se usar nas operações de catarata.

O cálculo da lente intra-ocular baseia-se na medida precisa da ceratometria (ceratômetro ou ceratoscopia computadorizada), do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior, esses cálculos tem que ser precisos e são realizados pelo biômetro.


Microscopia Especular (Tomey EM-3000)

É um exame indicado para quem vai realizar algum tipo de intervenção cirúrgica ocular, pois ele analisa a atual situação da córnea através da contagem e do aspecto das células endoteliais. Com as informações obtidas através das células é possível se determinar se o paciente sofre de algum tipo de degeneração ou distrofia, o que é fundamental para se avaliar o possível sucesso de um cirurgia ou até mesmo a impossibilidade do paciente em realizá-la.

O termo "especular" refere-se diretamente a função do estudo do "endothelium", ou seja a camada celular que cobre a superfície internada córnea. Essa camada celular tem o trabalho de manter a córnea transparente através de um sofisticado mecanismo biomecânico.

Orientações para a realização do exame:

Se for usuário de lente de contato, vir sem a lente para a realização do exame ou conforme a orientação médica.

Não necessita de acompanhante.


LOCALIZAÇÃO

  • Av: Moema - 300 coj.51 - 5º andar
    Moema São Paulo-SP
  • Email: contato@mroftalmologia.com.br
  • Telefone: (11) 2348-3838
    WhatsApp: (11) 9 4002-0511